quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escolinha?!

Já faz algum tempo que quero falar sobre este assunto, ou melhor, esta expressão"Escolinha", quando as pessoas se referem a Escola de Educação Infantil.
Fico muito chateada ao observar que as pessoas ainda não valorizam de maneira adequada trabalhos, profissionais e  instituições que trabalham com crianças de 0 a 5 anos.
Muitas pessoas pensam que a escola de Ed. Infantil serve para substituir o trabalho da babá,ou os cuidados das vovós, ou que a criança vai à escola só para brincar enquanto os pais trabalham, e as "escolinhas" só se preocupam em  prepararem as festinhas como as dos Dias das Mães, Pais, Festas Juninas e Natal para as crianças se apresentarem e os pais "babarem".
Quem pensa assim está redondamente enganado, a Ed. Infantil vai muito além disso.
Além de escolher a escola mais perto de casa, o valor da mensalidade compatível com o orçamento da família,  verificar se a escola oferece um ambiente limpo, uma alimentação de qualidade e se faz carinho na criança... A escola é o segundo grupo social mais importante, primeiro vem a família.
É na Educação Infantil que a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não).
A escola de Ed. Infantil tem o poder de aguçar a curiosidade da criança e educar o seu olhar para as coisas interessantes da vida.
Por isso acredito que a escola de Ed. Infantil é muito mais importante que o ensino superior e chamar de "escolinha" soa pejorativo, pois o trabalho realizado com as crianças da Ed. Infantil é muito importante. Ele constrói o "alicerce" para aprendizagens futuras, a infância da criança é um período muito importante, pois elas estão abertas para qualquer tipo de aprendizagem, e precisamos aproveitar este momento.
Por isso a criança precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam um cotidiano baseado em propostas pedagógicas com significado.
É na escola que a criança aprende a conviver socialmente.
E é por isso que eu quis compartilhar com vocês este desabafo e mostrar a importância do trabalho pré-escolar.
Um abraço a todos.
Iara Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário