EDUCADORES EDUCANDO EDUCADORA...
- Rubem Alves :
" Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, mas por mais que esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles."
Segundo palavras do mestre Paulo Freire, nós educadores não podemos aceitar que ainda nos dias atuais o ensino seja transmitido através de uma "Educação Bancária", onde o professor deposita as informações no aluno passivo e no dia da prova faz ou deseja fazer o "saque" de tudo que depositou, exatamente como depositou, ( estimulando a "decoreba" e aprendizagem passiva).
"Maria Montessori uma mulher a frente do seu tempo"
Maria Montessori descobriu o que, mais tarde, seria a linha mestra do método pedagógico que criou, verdadeira revolução no ensino: a importância de respeitar a individualidade dos alunos. É característica da escola montessoriana criar um ambiente sob medida para as crianças, levando em conta inclusive a decoração do espaço e os materiais adequados ao desenvolvimento infantil."
(Fonte: Revista Claudia outubro/2005)
- Emília Ferreiro:
" Psicolinguistica argentina radicada no México, ela tem dedicado sua vida profissional a compreender como as crianças constroem os conhecimentos necessários para se alfabetizar."
(Fonte: Entrevista concedida a Ana Sanchez da TV Escola)
- Kátia Smole:
" Em nossa concepção de trabalho, para que a aprendizagem ocorra ela deve ser significativa e relevante, sendo vista como compreensão de significados, possibilitando relações com experiências anteriores, vivências pessoais e outros conhecimentos; dando espaço para a formulação de problemas de algum modo desafiantes, que incentivem o aluno a aprender mais; modificando comportamentos e permitindo a utilização do que é aprendido em diferentes situações escolares ou não."
" Os conceitos matemáticos tradicionais como primeiro-segundo, antes-depois, e a correspondência um a um são parte das relações que as crianças criam na vida cotidiana quando são encorajadas a pensar."
- Jean Piaget:
" A criança em desenvolvimento"
Uma das ideias básicas de Piaget é que : "Para compreender o pensamento da criança, nós devemos desviar a nossa atenção do quanto ela pode fazer e nos concentrarmos na qualidade de sua solução do problema. Nós devemos examinar não só a resposta que ela dá mas, principalmente, como ela pensou para dar a resposta. ( Fonte: Livro A criança em desenvolvimento)
Segundo ele a criança interage com o meio, mas sem um mediador que facilite a compreensão do mundo este processo ficará sem significado para o aprendiz, por isso precisamos de uma pessoa que faça este papel, que pode ser os pais, professores, irmãos, primos, colegas da escola para mostrar, instigar, desafiar e auxiliar no processo da aprendizagem através das relações humanas.
"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da sua educação."
- Herbert Vianna:
Determinado a adaptar-se à nova condição e a retomar sua carreira, após um grave acidente, Herbert diz que quer agarrar esta nova vida e que a música lhe traz um novo brilho a cada dia.
Seguindo o seu exemplo de garra e determinação eu digo que a educação me traz um novo estímulo a cada dia, pois acredito que é através dela que podemos transformar o mundo.
Procuro me espelhar em pessoas como Herbert Vianna e acreditar sempre!
- Celso Antunes:
Celso Antunes é professor há mais de 40 anos, tendo ministrado aulas em todos os nìveis e graus, inclusive em cursos de pós-graduação. Atualmente é pesquisador e especialista em Inteligência e Cognição. É mestre em Ciências Humanas, Consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, autor de mais de uma centena de artigos publicados e de várias obras sobre temas educacionais editadas no Brasil, América do Sul, América do Norte e Europa. Considero Celso Antunes meu mestre pois também acredito no Direito das Crianças Bricarem, na importância do adulto entender com paixão e compreensão as reais necessidades infantis.