domingo, 28 de novembro de 2010

QUEM INCLUI O PROFESSOR NO MUNDO DAS NOVAS TECNOLOGIAS???
TICs, tecnologia da informação e comunicação.
Entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de objetos modernos provoca reações variadas.
Responda: Qual é o seu real sentimento em relação as novas TICs, Expectativa? Empolgação? Medo? Desconfiança? Motivação? Impotência? Curiosidade? Aversão? Incapacidade?
Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova a relação entre a tecnologia e a escola, este assunto gera diferentes sentimentos, confusão e conflito.
Não podemos fugir, nem fingir que a tecnologia não está inserida nas nossas vidas, por isso, professores, precisamos aprender a lidar com essa nova situação e levá-la para dentro da escola, mais especificamente para a sala de aula.
Então valos fazer um combinado, só vamos levar para sala de aula uma tecnologia que sabemos dominar e que estiver a favor do conteúdo. Temos que pensar que a tecnologia so vem acrescentar, possibilitando novas oportunidades de aprendizagem, pois sabemos que ela tem um papel importante para as pessoas atuarem no mundo de hoje.
Para você se sentir mais seguro faça um levantamento de qual ferramenta tecnológica você tem mais domínio e quais conteúdos serão melhor desenvolvidos com a utilização das mesmas.
Bem, vamos usar um aparelho de fácil acesso a todos: O celular.
Com o celular você pode trabalhar em grupo, com seus alunos, solicitando que um grupo mande mensagem de texto para o outro, com um determinado número de caracteres ou que os alunos utilizem, sinônimos de tal palavra, ou tantos substantivos próprios e comuns, etc.
Outra tecnologia que todos nós ou pelo menos a grande maioria tem é o e-mail. Então, porque não utilizar o correio eletrônico como ferramenta solicitando que o aluno produza um texto em casa, (como tarefa), e envie ao professor por e-mail, solicite também que Le envie para os amigos uma mensagem, uma foto, ou uma dica que encontrou na internet e achou interessante compartilhar com os colegas, e muito mais que a sua criatividade permitir.
Veja, não é necessário utilizar esta estratégia diariamente, você é quem vai determinar quando e qual a freqüência que esses suportes serão usados.
Você verá que a coisa não é tão difícil quanto parece e vai gostar dos resultados, como também os alunos de suas aulas.
Então respondendo a pergunta que abriu este artigo:
Quem inclui o professor no mundo das tecnologias é ele mesmo, a partir do momento que decide enfrentar seus medos e inseguranças e se transformar num professor digital.
Vamos tentar?!
Fonte de pesquisa: Revista Nova Escola nº 223.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

QUAL A IDADE QUE O COMPUTADOR ENTRA NA VIDA DE UMA CRIANÇA?


    Certo dia conversando com umas amigas, mães de crianças pequenas, e que lidam diretamente e diariamente com as novas tecnologias, surgiu o questionamento: Qual será a idade ideal para o computador entrar na vida de uma criança?

   Intrigada com o rumo que a conversa tomou, fui pesquisar sobre o assunto na Internet e descobri que já estamos entrando na 4ª geração que nasceram e já encontraram o computador em suas vidas.

   Então, na verdade, nos dias atuais, o computador já existe na vida da criança antes mesmo dela nascer, pois são capazes de perceberem que seus pais e irmãos mais velhos passam horas entretidos com esses produtos eletrônicos.

  Nesse vaivém de informações, não nos demos conta que já existem várias gerações que nasceram plugadas. A criançada mal consegue sentar-se sem perder o equilíbrio e já ficam encantadas com os celulares dos adultos.

   Agora, segundo os especialistas, crianças utilizando dessas tecnologias sem um adulto por perto não é um bom negócio.

  O abuso da tecnologia passa a ser foco de atenção de médicos e psicólogo em centros especializados.

  Segundo a pesquisadora Solange Barros, “Adultos que equipam os filhos até o pescoço com novidades eletrônicas não são raridades”, mas “Só é preciso lembrar de muní-los também de valores éticos, carinho e presença afetiva” que irá fazer toda a diferença.

Fontes: Revista Galileu – Criança 2.0

Crianças vivem uma overdose de tecnologias? Revista Veja SP




OLA PESSOAL !!!
   Depois de um longo e tenebroso inverno eis que ressurjo.
  Estava viajando, entre compromissos e passeios na Espanha e Portugal.
  Agora estou de volta a minha pátria, acabou a moleza e tenho que trabalhar muito, para que num futuro próximo possa fazer outra viagem dessa.
   Conselho de amiga, sempre que puderem viagem, faz bem para o corpo e para a mente.
Beijos.