domingo, 28 de novembro de 2010

QUEM INCLUI O PROFESSOR NO MUNDO DAS NOVAS TECNOLOGIAS???
TICs, tecnologia da informação e comunicação.
Entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de objetos modernos provoca reações variadas.
Responda: Qual é o seu real sentimento em relação as novas TICs, Expectativa? Empolgação? Medo? Desconfiança? Motivação? Impotência? Curiosidade? Aversão? Incapacidade?
Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova a relação entre a tecnologia e a escola, este assunto gera diferentes sentimentos, confusão e conflito.
Não podemos fugir, nem fingir que a tecnologia não está inserida nas nossas vidas, por isso, professores, precisamos aprender a lidar com essa nova situação e levá-la para dentro da escola, mais especificamente para a sala de aula.
Então valos fazer um combinado, só vamos levar para sala de aula uma tecnologia que sabemos dominar e que estiver a favor do conteúdo. Temos que pensar que a tecnologia so vem acrescentar, possibilitando novas oportunidades de aprendizagem, pois sabemos que ela tem um papel importante para as pessoas atuarem no mundo de hoje.
Para você se sentir mais seguro faça um levantamento de qual ferramenta tecnológica você tem mais domínio e quais conteúdos serão melhor desenvolvidos com a utilização das mesmas.
Bem, vamos usar um aparelho de fácil acesso a todos: O celular.
Com o celular você pode trabalhar em grupo, com seus alunos, solicitando que um grupo mande mensagem de texto para o outro, com um determinado número de caracteres ou que os alunos utilizem, sinônimos de tal palavra, ou tantos substantivos próprios e comuns, etc.
Outra tecnologia que todos nós ou pelo menos a grande maioria tem é o e-mail. Então, porque não utilizar o correio eletrônico como ferramenta solicitando que o aluno produza um texto em casa, (como tarefa), e envie ao professor por e-mail, solicite também que Le envie para os amigos uma mensagem, uma foto, ou uma dica que encontrou na internet e achou interessante compartilhar com os colegas, e muito mais que a sua criatividade permitir.
Veja, não é necessário utilizar esta estratégia diariamente, você é quem vai determinar quando e qual a freqüência que esses suportes serão usados.
Você verá que a coisa não é tão difícil quanto parece e vai gostar dos resultados, como também os alunos de suas aulas.
Então respondendo a pergunta que abriu este artigo:
Quem inclui o professor no mundo das tecnologias é ele mesmo, a partir do momento que decide enfrentar seus medos e inseguranças e se transformar num professor digital.
Vamos tentar?!
Fonte de pesquisa: Revista Nova Escola nº 223.

Um comentário: